Para compreendermos um pouco mais o que é a lesão do Ligamento Cruzando Anterior (LCA), através deste conteúdo eu decidi responder às principais dúvidas a respeito desta condição!
Quais sintomas a lesão do LCA provoca?
Geralmente, a lesão é responsável por provocar uma dor intensa e súbita no joelho, dificultando a realização de atividades rotineiras. Outros sintomas podem envolver inchaço na região, problemas de instabilidade e estalos altos.
Qual tratamento é melhor?
A realidade é: não existe um tratamento superior ao outro. Tudo dependerá de acordo com a avaliação médica, onde será possível analisar a gravidade da lesão e considerar um tratamento que consiga suprir as necessidades do paciente.
Como o tratamento cirúrgico é realizado?
Indicada em casos de ruptura total do LCA, o procedimento cirúrgico é realizado com o objetivo de substituir o ligamento lesionado e substituí-lo por um enxerto retirado do próprio paciente. Este tratamento é minimamente invasivo, o que reduz significantemente os riscos de complicações.
Qual o tempo de recuperação após a cirurgia?
De acordo com os protocolos atuais, é fundamental que o paciente inicie suas sessões de fisioterapia o quanto antes para fortalecer sua musculatura. Por conta disso, a média de recuperação fica em torno de 2 a 3 semanas, onde será possível caminhar e dirigir sem dores.
Após a cirurgia, é possível voltar a se exercitar?
Desde que todas as orientações médicas sejam realizadas, o paciente poderá retornar à sua rotina de exercícios em torno de 6 meses após a cirurgia.
É possível evitar a lesão do LCA?
Para evitar a lesão, a principal dica é: aumentar o condicionamento físico do corpo, mais precisamente a musculatura do joelho. Desta forma é possível evitar tanto o rompimento da LCA, como de outros problemas que afetam esta região.