Semanas após sofrer uma torção no joelho, é comum ouvir pacientes se queixarem de instabilidade ou até mesmo falseio dos músculos desta região. Este, na realidade, pode ser o indício de um quadro ainda mais grave e que requer atenção!
Responsável por ocasionar a instabilidade muscular e afetar a qualidade de vida do paciente, a lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é um dos problemas mais associados à torções, afetando principalmente indivíduos que realizam esportes regularmente.
A lesão se caracteriza pela ruptura de ligadores responsáveis por garantir estabilidade aos ossos do joelho, ocasionando na dificuldade de mobilização do paciente e aumentando a possibilidade de uma nova torção caso não seja tratada corretamente.
Para o diagnóstico, o Ortopedista costuma levar em conta a história clínica do paciente, considerando os possíveis fatores e os sintomas manifestados, e testes de manipulação do joelho. A ressonância magnética é um dos principais exames que auxiliam no diagnóstico preciso do problema.
O tratamento, por sua vez, é baseado de acordo com o caso clínico. Ainda que a cirurgia seja a alternativa mais indicada para solucionar o problema, o paciente pode recorrer a um programa de fisioterapia a fim de reestabelecer a musculatura.