Quando realizamos exames na tireoide, e o resultado indica a presença de nódulo(s) na tireoide, de imediato a primeira reação dos pacientes é entrar em pânico, e inúmeras dúvidas passam a rondar sua mente:
Será que é câncer? É algo muito perigoso? Vou precisar operar?
Primeiramente, é preciso ter calma!
Um nódulo de tireoide é uma massa de tecido tireoidiano que cresceu, e as chances deles aparecerem aumentam à medida que envelhecemos. Podem aparecer de diferentes formas, bem como isolados ou múltiplos.
Estima-se que de 4 a 7% das mulheres e 1% dos homens podem apresentar nódulos palpáveis na tireoide, ou seja, aqueles com mais de 1 cm de espessura, e dentro dessas porcentagens, cerca de 90% são benignos. Ou seja, a grande maioria dos casos NÃO é câncer.
Geralmente, os nódulos tireoidianos não manifestam qualquer sintoma por terem um tamanho pequeno, não levantando qualquer suspeita de sua existência.
É fundamental buscar ajuda médica para uma avaliação detalhada, mesmo em casos onde o nódulo seja pequeno, pois o acompanhamento com o endocrinologista se faz necessário para observar qualquer alteração que possa acontecer, fazendo a diferença para um diagnóstico e tratamento precoce adequados.